A Escola Municipal Alcides Franco da
Rocha, nome esse em homenagem ao Senhor ALCIDES
FRANCO DA ROCHA e está situada na rua Hildo Polizei nº 277, Jardim
Marília, foi inaugura no dia 12 de abril de 1995, na Gestão do
Prefeito, DIONIR DE FREITAS QUEIROZ, neste período atendia apenas a
Educação Infantil e o Ensino Fundamental em nível I a IV. Na Gestão do prefeito NELSON MUIRA passou por
ampliação na estrutura física, além disso, foi incorporado o Ensino
Fundamental em nível V a VIII. Na gestão
do Prefeito NEWTON MIOTTO, o prédio escolar foi totalmente reformado e
foram construídas mais três salas de aula e no ano 2008 a escola foi
contemplada com um laboratório de informática que dispõe de 21
computadores para atender os alunos e a
comunidade. Atualmente a escola atende 500 alunos entre Fundamental
e Eja com uma equipe composta de 46 entre Funcionários e Docentes em
2011, sob a gestão da Diretora Silene Leviski. FILOSOFIA DA ESCOLA A
Escola Municipal Alcides Franco da Rocha adota como filosofia ao longo de sua
atuação no ensino a valorização do ser humano em todos os seus aspectos. Para
isso, oferece ao educando uma formação pautada além da formação epistemológica,
numa formação que também enfoque as questões de valores, moral e ética, que
oportunize ao educando sua formação integral e continuidade de estudos, bem
como, o preparo para o ingresso e permanência no mercado de trabalho. Nessa
perspectiva, a escola visa a formação ampla de sujeitos capazes de exercer sua
cidadania de um modo ativo na sociedade na qual está. Hoje a escola atende na Educação Infantil,
no Ensino Fundamental regular e alunos matriculados na Educação de
Jovens e Adulto do 1º segmento ( antiga 1ª e 4ª série.) EDUCAÇÃO ESPECIAL Conforme
disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Escola Municipal
Alcides Franco da Rocha atua nos pressupostos da educação da inclusiva, com a
finalidade oportunizar um ambiente de integração dos alunos com necessidades
especiais com alunos ditos normais. Nesse sentido propicia a formação básica
para a cidadania, estabelecimento de condições de aprendizagem voltadas para a
capacidade de aprender, compreensão do ambiente físico social e político com
vistas ao desenvolvimento da consciência critica, aprimoramento das tecnologias
e das artes, aquisição do saber sistematizado, desenvolvimento de habilidades e
atitudes concernentes com os valores fundamentais da sociedade e solidariedade
humana; fortalecimento da instituição familiar; e respeito à diversidade
sócio-cultural entre os indivíduos. Compreende-se por Educação Especial a luz da Lei de
Diretrizes e Bases a modalidade escolar, oferecida preferencialmente na rede
regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais. Os
alunos portadores de necessidade especiais quando matriculados nesta
instituição de ensino são inseridos nas turmas de acordo com suas competências
e habilidades e se necessário encaminhados à sala de recursos com vistas a
ampliação de suas potencialidades.