HISTÓRIA DA ESCOLA

                               HISTÓRIA DA ESCOLA

          A Escola Municipal Alcides Franco da Rocha, nome esse em homenagem ao Senhor ALCIDES FRANCO DA ROCHA e está situada na rua Hildo Polizei nº 277, Jardim Marília, foi inaugura no dia 12 de abril de 1995, na Gestão do Prefeito, DIONIR DE FREITAS QUEIROZ, neste período atendia apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental em nível I a IV.
Na Gestão do prefeito NELSON MUIRA passou por ampliação na estrutura física, além disso, foi incorporado o Ensino Fundamental  em nível V a VIII. Na  gestão do Prefeito NEWTON MIOTTO, o prédio escolar foi totalmente reformado e foram construídas mais três salas de aula e no ano 2008 a escola foi contemplada com um laboratório de informática que dispõe de 21 computadores para atender os alunos e  a comunidade.
Atualmente a escola atende 500 alunos entre Fundamental e Eja com uma equipe composta de 46 entre Funcionários e Docentes em 2011, sob a gestão da Diretora Silene Leviski.
FILOSOFIA DA ESCOLA
  A Escola Municipal Alcides Franco da Rocha adota como filosofia ao longo de sua atuação no ensino a valorização do ser humano em todos os seus aspectos. Para isso, oferece ao educando uma formação pautada além da formação epistemológica, numa formação que também enfoque as questões de valores, moral e ética, que oportunize ao educando sua formação integral e continuidade de estudos, bem como, o preparo para o ingresso e permanência no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, a escola visa a formação ampla de sujeitos capazes de exercer sua cidadania de um modo ativo na sociedade na qual está.    Hoje a  escola atende na Educação Infantil,  no Ensino Fundamental regular e  alunos matriculados na Educação de Jovens e Adulto  do 1º segmento ( antiga 1ª e 4ª série.) 
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a Escola Municipal Alcides Franco da Rocha atua nos pressupostos da educação da inclusiva, com a finalidade oportunizar um ambiente de integração dos alunos com necessidades especiais com alunos ditos normais. Nesse sentido propicia a formação básica para a cidadania, estabelecimento de condições de aprendizagem voltadas para a capacidade de aprender, compreensão do ambiente físico social e político com vistas ao desenvolvimento da consciência critica, aprimoramento das tecnologias e das artes, aquisição do saber sistematizado, desenvolvimento de habilidades e atitudes concernentes com os valores fundamentais da sociedade e solidariedade humana; fortalecimento da instituição familiar; e respeito à diversidade sócio-cultural entre os indivíduos.
Compreende-se por Educação Especial a luz da Lei de Diretrizes e Bases a modalidade escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educandos portadores de necessidades especiais.
Os alunos portadores de necessidade especiais quando matriculados nesta instituição de ensino são inseridos nas turmas de acordo com suas competências e habilidades e se necessário encaminhados à sala de recursos com vistas a ampliação de suas potencialidades.